O que é e como funciona o plano de saúde empresarial
O plano de saúde empresarial é um benefício pago pela empresa para os seus funcionários de forma integral ou parcial. Dessa forma, o colaborador tem acesso a um convênio médico de forma facilitada e com maior qualidade.
Como funciona o plano de saúde empresarial
No Brasil, o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar os planos de saúde é a Agência Nacional de Saúde (ANS). Ela é responsável em determinar as coberturas mínimas que todos os planos devem oferecer e outras questões mais técnicas.
Não somente, uma operadora de plano de saúde também deve estar registrada na ANS para que tenha permissão de oferecer tal serviço.
De forma simples, o plano de saúde cede um convênio médico a funcionários e seus dependentes diretos (filhos), mas não para por aí.
Não é incomum que colaboradores aposentados pela empresa e sócios também tenham direito a esse benefício.
Alguns planos empresariais também cobrem funcionários com menor status na hierarquia da empresa, como menores aprendizes, funcionários temporários e estagiários.
Tudo isso vai depender da negociação que a empresa fez com a operadora. Falaremos mais sobre o que deve ser levado em consideração antes de assinar um contrato de plano de saúde.
As vantagens do plano de saúde empresarial
Quais os benefícios para a empresa
É importante frisarmos os benefícios do plano de saúde empresarial para as organizações, porque hoje em dia ainda é comum vermos empregadores que se recusam a oferecê-lo. Dentre os argumentos, como mencionamos, então os gastos elevados com a contratação dos planos. Contudo, precisamos colocar as vantagens e desvantagens na balança.
Aumento da produtividade
Quando um trabalhador se sente valorizado, ou melhor, cuidado pela empresa a que se dedica, é normal que ele tenha uma maior motivação, logo, seja mais produtivo.
O resultado são funcionários mais proativos que realmente querem contribuir para o crescimento da empresa. Afinal, ela é a fonte dos benefícios dos quais ele está usufruindo.
Redução no pagamento de impostos
Não há como fugir dos impostos, por isso o empreendedor precisa estar sempre muito ciente da existência deles.
Contudo, é possível utilizar parte desse capital para investir em seus próprios funcionários!
Podemos falar aqui sobre o Imposto de Renda, no qual tanto funcionário quanto empregador podem declarar o benefício e ter um desconto.
Para a empresa isso é especialmente interessante, pois o benefício é direto, em vez de indireto — ou seja, pela mediação do Estado.
Diminuição do absenteísmo
Existe um paralelo muito claro entre funcionários com melhor estado de saúde e a diminuição da taxa de absenteísmo no trabalho.
Essa taxa diz respeito ao padrão de ausência dos funcionários, e quando o número é alto, a produtividade é bastante afetada. Isso impacta diretamente a lucratividade da empresa.
Ao oferecer um plano de saúde empresarial, a mensagem é clara: a empresa se importa com o seu bem-estar. Qualquer pessoa sente mais prazer em trabalhar onde a cultura organizacional tem esse tom.
Aqui a lógica é simples: funcionários mais saudáveis e que utilizam a medicina de forma preventiva (porque tem acesso facilitado) ficam menos doentes.
Atração e retenção de talentos: diminuição do turnover
O turnover é uma taxa de substituição de recursos humanos. Em outras palavras, empresas que não são capazes de reter seus funcionários acabam tendo um alto turnover.
Isso resulta em uma série de gastos para a empresa com processos de contratação e demissão de funcionários.
Ao contar com um benefício corporativo como a assistência médica empresarial, profissionais com mais experiência (o que podemos chamar de talentos) são atraídos pela empresa, pois isso é um diferencial.