Por ser um investimento alto e que envolve um assunto tão sério como o nosso bem-estar, é preciso ter muita certeza ao escolher o plano de saúde ideal para você. Pensando nisso, nós, da Help! Corretora, criamos um checklist com todos os pontos que você precisa se atentar antes de contratar um convênio médico. Confira todos os passos.
Ter o apoio de um corretor/consultor é fundamental para você contratar seu plano. Na Help! nossos Corretores e Consultores são especialistas em planos de saúde, conhecendo a fundo todas as operadoras e seguradoras do mercado. Além disso você tem todo o suporte do pré e pós vendas da Help!, que lhe proporciona ainda mais tranquilidade.
O primeiro passo para a contratação de um plano de saúde é definir qual a modalidade. Isso varia, principalmente, de acordo com a quantidade de pessoas que entrarão no convênio médico e se o titular possui um CNPJ ou não. Aqui estão as 4 formas de contratação definidas pela ANS:
A rede credenciada pode ser um dos pontos mais importantes a ser analisado na pesquisa por um convênio médico. Mas o que isso significa? Bom, a rede credenciada é, basicamente, o conjunto de hospitais, laboratórios e profissionais que são cobertos por cada plano. Nossos Consultores estão prontos para tirar todas suas dúvidas sobre as redes.
Você vai encontrar planos com os mais variados tipos de cobertura, desde de serviços básicos até as opções premium, que contam com uma gama de diferenciais. O preço final irá depender de quais são as suas necessidades, os hospitais que estão na sua rede credenciada e a faixa etária dos beneficiários.
Atenção: planos com coparticipação possuem preços mais baixos.
Também é importante saber sobre as políticas de reajuste, já que isso vai ocasionar aumento no valor do seu plano de saúde. Atualmente, a ANS permite três tipos, saiba mais detalhes.
Anual
Aplicado no aniversário do plano, ou seja, um ano após a assinatura do contrato
Por faixa etária
Aplicado quando algum dos beneficiários para de uma faixa etária para outra
Por sinistralidade
Aplicado em planos empresariais ou adesão quando o uso supera o esperado
Para saber quando você poderá começar a utilizar os benefícios do seu plano, a palavra-chave é “carência”. Ela corresponde ao período determinado para que o beneficiário tenha acesso à diferentes tipos de serviços e o prazo máximo é determinado pela ANS. Com isso, são elas:
- 24 horas: urgência e emergência;
- 180 dias: internações;
- 180 dias: cirurgias e procedimentos de alta complexidade;
- 300 dias: parto;
- 2 anos: doenças ou lesões preexistentes.
No entanto, cada operadora define qual será a carência utilizada, respeitando sempre o prazo máximo definido. Com isso, se você desejar mudar de plano, não necessariamente será preciso cumprir as carências novamente, podendo utilizar das regras de portabilidade.
Se alguns dos seus médicos de confiança não atendem planos médicos, uma opção é contratar um seguro saúde que tenha reembolso. Quanto mais alta a categoria escolhida, geralmente mais alto o valor devolvido para o beneficiário.
Outro ponto importante é a abrangência, ou seja, onde você precisará dos serviços da operadora. As opções que existem no mercado são:
Municipal
Para você que busca mais comodidade e quer hospitais perto de casa
Grupo de municípios
Para você que quer hospitais também em regiões próximas
Estadual
Para você que viaja pouco e precisa de atendimento apenas no estado onde mora
Grupo de estados
Para você que viaja sempre para os mesmos destinos
Nacional
Para você que costuma viajar sem roteiro pelo Brasil e quer proteção
Internacional
Para você que costuma viajar para o exterior e busca seguraça nestes momentos
Depois de entender qual é a melhor forma de contratação, você precisará entender que tipo de assistência você precisa. Dessa maneira, a ANS definiu três segmentações diferentes, sendo as seguintes:
Ambulatorial
Apenas consultas, exames e pronto atendimento
Hospitalar
Cirurgias, internações e procedimentos hospitalares, contrate com ou sem obstetrícia
Ambulatorial Hospitalar
A junção dos demais incluindo também serviços de obstetrícia
Com base nos tipos de contratação, dependendo do convênio escolhido, você pode adicionar seus familiares como dependentes. Confira abaixo quais parentes podem ser incluídos no seu plano médico:
- Cônjuge e companheiros em união estável
- Parentes consanguíneos de até terceiro grau: pais, filhos, irmãos, netos, avós, bisavós, tios e sobrinhos
- Filhos, enteados ou qualquer pessoa que esteja sob a sua guarda ou tutela judicial até completar 21 anos de idade
- Filhos, enteados ou qualquer pessoa que esteja sob a sua guarda ou tutela judicial entre 21 e 24 anos de idade, que sejam dependentes economicamente do titular do plano ou que esteja cursando a faculdade
A forma como você quer ser atendido caso você tenha de ser internado também é algo a ser pensado para não causar frustração no futuro ou gastos em excesso. Para isso, veja o que é melhor, ficar em enfermaria ou em apartamento.
Enfermaria
Divida o quarto com até duas pessoas do mesmo sexo, sem acompanhantes
Apartamento
Quartos individuais com mais privacidade e flexibilidade para receber visitas
A forma como você quer ser atendido caso você tenha de ser internado também é algo a ser pensado para não causar frustração no futuro ou gastos em excesso. Para isso, veja o que é melhor, ficar em enfermaria ou em apartamento.
Enfermaria
Divida o quarto com até duas pessoas do mesmo sexo, sem acompanhantes
Apartamento
Quartos individuais com mais privacidade e flexibilidade para receber visitas
Documentos para contratação com CNPJ ou MEI
- Identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Número do CNPJ;
- Contrato social, se necessário.
Documentos para contratação com CPF
- Identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Documentos dos dependentes, se inclusos.
Documentos para contratação por adesão
- Identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Diploma da faculdade ou comprovante de vínculo a um órgão (OAB, CREA, CRM).